URLs amigas do SEO no wordpress

Uma das recomendações que habitualmente deixo a quem instala um blog wordpress novo é a adopção imediata de uma estrutura personalizada para as urls. A estrutura personalizada poderá ser do tipo omeublog.com/nome-artigo/ ou envolver vários outros parâmetros absolutos (por exemplo, /artigo/ que uso nas entradas deste blog) ou variáveis. Estes últimos alteram em função do valor da variável que pode ser uma data, categorias, nomes do autor, etc. Encontrarão uma descrição pormenorizada destas e seu uso no codex do wordpress.

Os blogs wordpress exibem em Opções > Hiperligações Permanentes 4 alternativas para o formato das urls: [1] as urls feias (do tipo /?p=370/), [2] as que incluem a data e o nome (/2008/01/22/nome-artigo/), [3] as que incluem um número (/archives/370/) [4] e as urls personalizadas.
A opção desejável no SEO é esta última, que permite maior controlo sobre os elementos da url, urls mais curtas e bonitas, e mais amigas dos motores de busca, já que podem facilmente incluir as principais palavras chave de cada entrada. Se ainda hesitam entre esta opção e a segunda leiam este artigo de Aaron Wall, em que aponta 4 razões para evitar o uso das datas na url.

Quem já usa uma outra estrutura de urls no seu blog pode fazer a migração das urls para o novo formato através de redireccionamentos permanentes. Dos vários plugins disponíveis, este, parece-me o mais indicado. Recomendo ainda uma leitura atenta desta entrada no SEJ, em que se descrevem os passos dados na migração das urls no próprio blog.

Comments

Comments are closed.