Google distribui penalizações via pagerank

Nos últimos meses o Google tem endurecido e alargado o âmbito da sua luta contra o webspam e voltou a enviar novos sinais de que os infracções serão penalizadas. Hoje, alguns dos sites e blogs mais populares viram o seu pagerank diminuído:

washingtonpost.com/ PR7 to PR5
forbes.com/ PR7 to PR5
statcounter.com/ PR10 to PR6

blogs (via Andy Beard):
autoblog.com/ PR6 PR4
engadget.com/ PR7 PR5
problogger.net/ PR6 PR4
copyblogger.com/ PR6 PR4
joystiq.com/ PR6 PR4
tuaw.com/ PR6 PR4
9rules.com/ PR8 PR5

As razões para tais penalizações não são ainda claras: se alguns são há muito conhecidos pela venda de links (statcounter, forbes), outros nunca engajaram em tal prática e uma penalização deliberada a alguns destes sites sem razão objectiva poderá até ser contraproducente para o G.

Uma explicação alternativa será a conhecida dança do pagerank que pronuncia a aguardada actualização, em que os valores do PR oscilam durante 1 ou 2 dias, antes de se fixarem num novo valor. Isso não explica as penalizações citadas acima, embora não seja de excluir que o Google esteja a testar as águas e/ou a enviar sinais.

pagerank

Se ainda não conhece, o Marketing de Busca tem disponível uma ferramenta onde poderá verificar o pagerank do seu site.

Como saber se um site está penalizado no google

Uma diminuição do pagerank é o equivalente a uma palmada no rabo aos “infractores” do Google, com consequências sobretudo a nível da imagem. Não parece haver consequências no tráfego, e a existirem, não serão graves. Já outras penalizações têm impacto bem mais profundo no número de visitantes e posicionamento do site no google.

A forma mais simples de verificar se um site está penalizado pelo Google é procurar pelo título da página principal no motor de busca. Não se tratando de uma keyword competitiva o site em causa deverá surgir entre os primeiros resultados – note-se que um site novo, com muitos poucos links e/ou com links sobretudo daqueles sites e directórios cujos links não são seguidos pelos motores de busca também terá dificuldade em aparecer.

As penalizações totais (sites banidos do google) continuam a existir mas são sobretudo utilizadas para sites de spam e violações flagrantes das directivas do Google. Uma penalização cada vez mais comum é o eliminar do valor dos links de alguns sites, sobretudo daqueles que não são criteriosos na hora de linkar.

Esta penalização tem por objectivo eliminar a “distorção” provocada nos resultados pela utilização “indevida” de links sem com isso empobrecer os resultados das buscas. Compreenda-se, eliminar sites de alguma relevância do índice também tem custos associados para a marca do Google. O Google pode remover o valor dos links em determinadas páginas, secções e em sites. Como regra pode-se dizer que quanto mais importante o site maior a precisão da penalidade (por exemplo, num site como a newscientist existem (existiam) links pagossecções das páginas. Esses links não passam valor. Já um link num dos artigos da revista poderá passar valor: seria uma grande abalo para a instituição se se soubesse que esta aceita dinheiro por uma recomendação editorial.)

Como saber então se um site ou página passa valor? Fácil. Criar nessa página um link para um site utilizando uma keyword muito pouco competitiva como texto âncora, e que não se encontre na página de destino. Por exemplo, uma keyword com 4 termos, dos quais apenas 3 existem na página de destino. Se esta não aparecer bem posicionada para a keyword, então já sabe, é penalty.

Comments

Comments are closed.