O seu nome no Google

google cartao visita A partir de hoje ser encontrado na primeira página dos resultados do Google passou a ser mais simples.

Porém, tal não significa que o processo seja linear ou é sinónimo de gestão da reputação pessoal.

A gestão da reputação nos motores de busca é um dos temas favoritos deste blog, tendo sido alvo da primeira série de entradas (já lá vão dois anos) e do ebook.

O Perfil no Google

Para ter o seu nome nos resultados do Google terá de preencher o seu Perfil no Google: O Google anunciou que a partir de agora listará no fundo da primeira página dos resultados as ocorrências para a palavra-chave nos seus perfis.

Esta é uma medida sem precedentes do Google e prende-se com a necessidade deste de saber quem vocês são. Pela primeira vez o Google permite que sejam os utilizadores a influenciar directamente os serps, ainda que, tecnicamente, estes sejam uma espécie de pós-resultados.

O perfil na primeira página é uma espécie de engodo. O Google cede parte do controlo sobre os seus resultados desde que lhe dêem preferência para criar o vosso perfil e lhe dêem a vossa informação. Obviamente que perfil criado na concorrência não será listado…

Não é Gestão de Reputação

Um perfil listado no final da primeira página poderá bastar para a maior parte de nós que apenas quer ver o nosso nome no Google mas de forma alguma é suficiente para quem deseja ter controlo sobre a sua reputação.

Para começar os perfis são, por ora, exibidos apenas no Google.com – e para resultados em inglês.

Os resultados no final da primeira página de forma alguma serão suficientes para alguém que tenha uma presença mínima online. Outros resultados, os quais o sujeito poderá ou não afectar, podem surgir melhor posicionados – dependendo do nome.

perfis resultados google

Finalmente, o factor previsibilidade. À media que os perfis do Google se forem institucionalizando as quem procura informação ir-se-á aperceber que esses perfis estáticos existem para ser encontrados e não como decurso de um trajecto e manifestação da presença online. Pensem no vosso perfil no Facebook e no Twitter, como são alterados e evoluem convosco. Se é previsível será descontado.

Comments

Comments are closed.