Remover uma página dos motores de busca – um caso prático

[...]desejo retirar o meu nome do meu blog no Google. Vi as suas instruções para gerir a reputação, criei uma página com a minha apresentação e assino com as minhas iniciais. Como faço para que a página não esteja nos motores de busca? Recebido por email.

A leitora não me disse qual a morada e plataforma de alojamento do blog, o que neste caso serve perfeitamente os propósitos desta entrada. Posso dessa forma listar os procedimentos para os diferentes casos:

-Se pode editar o código da página (por exemplo uma página editada com o frontpage ou o notepad ++) use a meta tag robots no código da página que pretende remover do Google, depois do tag head (e antes de /head):

META NAME="ROBOTS" CONTENT="NOINDEX, NOFOLLOW"

(Note que as tags anteriores e que se seguem começam e acabam com os sinais < e >, respectivamente.)

-Se não pode alterar o código fonte da página mas tem acesso aos ficheiros que se encontram na raiz do domínio (por exemplo um blog wordpress em alojamento próprio) utilize o ficheiro robots.txt:

User-agent: *
Disallow: /sobre-mim.html

(substitua sobre-mim.html pela página que criou, use o código tal como está.)

Foi esta a solução a que recorri quando o formulário de contacto deste blog passou a ser bombardeada com spam. Resultou. Aos interessados informa-se que existe uma versão do plugin com defesa anti-spam.

-Se não tem possibilidade de utilizar nenhum dos anteriores (ex: blogs no blogger, wordpress.com) crie a página de apresentação em serviço externo (ex: páginas do sapo). Pode também utilizar uma página no blog usando das seguintes precauções:

Note que é importante que em momento algum o seu nome e nomes estejam presentes na mesma página. Como se pode ver no exemplo da entrada anterior basta um link e a presença fortuita das palavras usadas como âncora do link para que os motores de busca associem o nome ao blog, ainda que temporariamente.

Este tema já aqui tinha sido abordado (aqui) na série gestão da reputação, mas suspeito que as instruções não tenham sido as mais claras.

Se o leitor tem alguma questão sobre este ou outro tema que gostaria de ver respondida envie-me um email e, se entender haver interesse por parte dos leitores, responderei aqui.

Comments

Comments are closed.