O que é Optimização, afinal de contas?

optimização Numa entrada anterior perguntei aos leitores do Marketing de Busca o que entendiam por optimização, convidei-os a partilhar as suas visões e prometi acrescentar minha definição.

As respostas dos leitores parecem-me representativas do universo dos leitores deste blog.


Alguns leitores vêem a optimização como uma tarefa contínua. A comparação com um Tamagochi do Pedro é particularmente feliz (que é feito das plantas que precisam continuamente de água e e energia para viver?) Vários leitores aludem aos aspectos técnicos o e diversos procedimentos necessários para optimizar sites.

O Jorge e o Toni chamam a atenção que optimização significa optimizar para o Google. Acontece em mercado monopolistas.

Sem surpresa, o Bruno compara a optimização a relações públicas online num extenso artigo que vale a pena ler com atenção.

O Paulo preferiria que a optimização não fosse necessária, opinião que será partilhada por muitos leigos. O João acha que é como brincar ao gato e ao rato, com queijo. O queijo serão os segredos de que fala o Ninja ou os resultados?

Mais próximo da minha perspectiva, o Nuno fala em conversões: ao poder da optimização reside em lançar tráfico auto seleccionado em direcção a um site. Mas se o site não converter de pouco ou nada vale optimizar.

Altura para inserir de novo a citação de Matt Cutts:
“Web spam is when somebody tries to cheat or take shortcuts so that their Web site shows up higher [in search results rankings] than it deserves to show up“.em>

Ou seja, a prazo se um site está posicionado nos resultados e não merece essa posição, porque não satisfaz as expectativas dos visitantes (= não converte) acabará por ser ultrapassado por outros com resultados mais satisfatórios; algo que eu a maior parte dos SEOs há muito que assimilou e que os motores de busca vão incorporando nos seus resultados.

Para mim optimização não se trata apenas de técnicas para melhorar e acompanhar a visibilidade de um website nos motores de busca. É também encontrar as perguntas dos utilizadores para os quais o website em causa poderá disponibilizar soluções e apresentar as melhores respostas, melhores do que todas as outras.
Respostas merecedoras do primeiro lugar nos resultados.

Se deseja conhecer mais definições, o Shoemoney publicou recentemente respostas de alguns dos mais reputados bloggers no espaço do SEO.

Comments

Comments are closed.



  • Contacto No Marketing de Busca e SEO António Dias parte à descoberta dos mistérios escondidos dos motores de busca, a optimização, os rankings do posicionamento, as estratégias do search engine optimization »» saber mais


    pub