Dois anos de Marketing de Busca

O MB tem 2 anos: já caminha, diz papá, mamá e SEO. Para ser honesto, o MB tem dois anos e uma semana, deixei passar a data (era dia 19…)

Nos tempos em que blogs eram blogs os aniversários eram celebrados ao minuto e esta falha não teria acontecido. Agora este tem dias: ora embala vertiginosamente numa sequência de posts compostos num curto espaço de tempo; ora se ressente da motivação para acompanhar os desenvolvimentos do mundo dos motores de busca e se torna naquela coisa que se faz depois do trabalho, do lazer e dos tuítes.

Nestes dois anos o Marketing de Busca conquistou leitores, um espaço próprio, muitos links e posicionamentos interessantes nos resultados do Google para keywords competitivas. O MB já foi referenciado nos jornais, o seu autor também e recebeu até propostas de emprego. Mais importante, o MB é hoje uma marca com um espaço e identidade próprios (leiam a próximo entrada para compreender a importância de branding.)

Porque sem vocês este blog não faria sentido e porque, ou como dizia o Seth, é um privilégio ser vosso anfritião, vou terminar esta entrada com alguns dos conselhos que deixei a uma leitora com “uma paixão enorme por webmarketing e SEO” e que pretende aprender mais. Esta é a versão longa da mensagem que lhe enviei:

A minha abordagem foi de tentativa e erro, um percurso lento e muito pouco recomendado. Escrevi-o numa das primeiras entrasdas: uma das minhas primeiras acções de SEO foi pedir aos meus contactos que clicassem no site da minha empresa nos SERPS para a fazer subir… Embaraçoso, eu sei, já lá vão uns 5 anos…

Li o seobook mais tarde, na altura já dominava mais de 90% do que o Aaron ensinava e ainda assim o achei bastante útil.

A quem se inicia recomendo que se decida porque (sub)área quer começar (seo, ppc, e-com, viral/social, aff., ) e que conheça essa área a fundo. Que seja inquisitivo e não tenha medo de pensar. E que leia sobre mkt, muitos dos que estão nesta área não têm um conhecimento profundo de mkt, por vezes nem sequer das suas bases.

Se quer começar pelo SEO aconselho a leitura dos guias do seomoz e posterior subscrição de um dos programas pagos (seomoz ou seobook, sendo que este último deve dar acesso ao seobook). Em adwords há alguns bons guias por aí e a possibilidade de treinar para ser um adwords qualified individual. Dos outros não poderei servir de muito mas, acima de tudo, e isto é fundamental, há que experimentar. Seja com um blog, um site, investir algum tempo num projecto. Que seja com paixão e vontade de criar valor.

Não há maneira de falhar, porque tudo o que vier será ganho.

Nota: Esta entrada vai propositadamente sem links. Descubram porquê.

Comments

Comments are closed.